Clique para abrir numa nova janela
jardicentro
  Ambiente


Central de Compostagem de Vale Travesso

Correcção de solos e incorporação de matéria orgânica

A actividade de manutenção de jardins origina anualmente milhares de litros de resíduos orgânicos de materiais vegetais que a Jardicentro recolhe e processa numa pequena unidade de compostagem.
A compostagem é essencialmente um processo de reciclagem orgânica onde ocorre degradação de resíduos com a formação de produtos passíveis de serem reutilizados, neste caso em jardinagem.
Neste mesmo espaço realizam-se as operações de correcção de solos. Podem por exemplo adicionar-se determinadas quantidades de areia ou de compostos orgânicos para corrigir a permeabilidade ou a acidez de um determinado solo.


Compostagem e correcção de solos no Vale Travesso.

Através do processo de degradação biológica dos resíduos produz-se uma substância húmica que é depois reutilizada pela Jardicentro na correcção de solos, incorporação de matéria orgânica ou até como "terriço" para envasar plantas em viveiro.


Materiais depositados.

Os resíduos são depositados diariamente na pilha de compostagem. Apenas os materiais biodegradáveis são recolhidos. Materiais como plásticos, vidros, metais e borracha não são depositados.


O tamanho reduzido das partículas facilita a actividade microbiana.

Os materiais orgânicos são originários das operações de manutenção de jardins e a maioria apresenta já uma reduzida dimensão o que tem vantagens na sua degradação. Os materiais de maiores dimensões são mais lentamente biodegradados.


Os materiais de maiores dimensões são degradados mais lentamente.

A compostagem efectua-se ao ar livre, dependente das condições ambientais. No Inverno a decomposição dos resíduos é bastante inferior mas os produtos originados são mais ricos em azoto. Existindo boa oxigenação dos materiais e humidades constantes, as taxas de degradação do carbono são mais elevadas. No final do processo obtém-se um composto estável com grande capacidade de retenção de água, utilizável na correcção de solos.
Os materiais depositados com maior teor em água e azoto entram em decomposição por vezes apenas algumas horas depois de aí serem depositados.


Algumas horas depois, a elevada temperatura de alguns materiais anuncia as primeiras fases de degradação dos resíduos. (Fase Mesófila)

De um modo geral, a decomposição dos resíduos de jardinagem passa pelas seguintes fases, desde que se inicia o processo de fermentação aeróbia (em que intervêm microorganismos consumidores de oxigénio):

" Fase Mesófila:
Os compostos mais simples são degradados com o aumento da temperatura, que pode subir até aos 40ºC

" Fase Termófila:
A temperatura sobe até aos 70ºC degradando os compostos orgânicos mais complexos e eliminando os microorganismos patogénicos que ainda existam.

" Arrefecimento:
Degradação de lenhinas e celuloses. A temperatura baixa até aos 50 graus.

" Maturação:
Fase de estabilização do composto



Materiais degradados em maturação. Cerca de 3 meses.

Após a fase de degradação dos materiais e maturação, deverá obter-se um composto estável com cor preta ou escura, elevada capacidade de retenção de humidade e de troca catiónica, ausência de odores, ausência de organismos patogénicos e fraca razão C/N (razão carbono/azoto) devido à diminuição do teor de carbono degradado.



Fase final de maturação. Composto estável.



Composto para incorporar em solos.

Na fase final de maturação o composto pode ser utilizado para aumentar o teor de matéria orgânica de solos. A incorporação do composto trará vantagens no aumento da fertilidade do solo, da capacidade de retenção de água e de troca catiónica, entre outras.


"Terriço"

A Jardicentro utiliza também, particularmente em floreiras de exterior e interior, um composto estável proveniente da degradação de resíduos orgânicos por anelídeos, vulgarmente conhecido como "húmus de minhoca".


Húmus


Correcção de solos e incorporação de matéria orgânica


Correcção de solos e incorporação de matéria orgânica.

A correcção de solos permite, por exemplo, alterar os valores de pH, aumentando ou diminuindo a acidez ou a alcalinidade, consoante os casos específicos ou aumentar a permeabilidade num solo franco-argiloso. Nalguns casos, a incorporação de areia ou matéria orgânica pode ser feita directamente no próprio jardim.


Solo arenoso para incorporar matéria orgânica.


Areia para corrigir solos argilosos.



Incorporação de areia.